O filme destaca de uma estrutura de escola tradicional, de uma sociedade com forte apelo tradicional em que a escola era uma extensão da vida privada. A professora traz uma concepção de uma Educação Liberal Renovadora não Diretiva.
Um dos grandes momentos que o filme apresenta é o encontro de as alunas e a professora em que o material de estudo já era de amplo conhecimento das alunas. No entanto, o que chama a atenção é que eram treinadas para repetir o que a apostila aprresentava e não para refletir e oferecer suas opniões quanto ao conteúdo ali abordo.
A politica reflexiva e a troca de idéias inexistia e papel da escola era oferecer uma educação formadora para que as jovens pudessem estar habilitadas para a vida privada do lar.
A professora traz uma nova concepção de escola. Seu maior empreendimento foi a busca por um discurso que visava a mudança de atitude, de postura diante da realidade vivenciada. Neste sentido, não é falho dizer que sua atitude era vista como uma afronta ao sistema estabelecido que previa modelos de educação já prontos em que o papel dos alunos era apenas de receptor passivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário